Guia do Aluno


Escola Profª Ana Bueno

Guia do aluno  – 2017

(De acordo com o Regimento Interno e Proposta Pedagógica)

Prezados(as) alunos(as)

Prezados responsáveis

 

Iniciando o  ano letivo de 2017,  agradecemos a confiança  na Escola Profª Ana Bueno. Esperamos atender suas expectativas. Para isto, entretanto, precisamos  contar com a colaboração e parceria das famílias e com o empenho e responsabilidade dos alunos.
Neste Guia estão relacionadas algumas informações, sobre o regime de notas e regras de comportamento, necessárias para garantir o clima adequado à aprendizagem e à boa convivência entre todos os participantes do processo educativo.
O Regimento Escolar e a Proposta Pedagógica estão à disposição, para conhecimento de todos, na escola.  As notas, o calendário letivo, os horários de aula e avaliações bimestrais poderão ser consultados no site  www.escolaanabueno.com.br

Esperamos que 2017 seja um ano feliz e proveitoso para todos!

__________________________________________________
pontos bimestres

Recuperação: Os estudos de recuperação serão proporcionados:

  1. durante todo o ano escolar, ao longo do processo ensino-aprendizagem, no momento em que se manifeste a deficiência e em face às possibilidades do aluno;
  2. em caráter suplementar, ao final de cada semestre, para o aluno que desejar se submeter ao processo, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar. A recuperação semestral constará de aulas de revisão (presença obrigatória), atividades e avaliação com o valor  total de  50 pontos. A nota obtida pelo aluno substituirá a nota do semestre se for  superior à mesma;
  3. Estudos Autônomos, em até 4 conteúdos, ministrados ao final do período letivo. O aluno receberá roteiro de estudos e realizará atividades e avaliações, com valor total de 100 pontos, em janeiro de 2018.

        O resultado positivo depende do seu esforço. Não deixe dúvidas pendentes. Procure seu(a) professor(a) e a Coordenação Pedagógica e exponha sua dificuldade.

                           Direitos e deveres, no Regimento Escolar:

Constituem  direitos do aluno:

  • Receber, em igualdade de condições, sem discriminação de qualquer natureza, a orientação necessária para realizar suas atividades, bem como dispor e usufruir de todos os benefícios de caráter educativo, cultural, social, político, desportivo e recreativo que a E. Prof.ª Ana Bueno possua ou venha a disponibilizar.
  • Ter seus responsáveis informados sobre:
    a-  dificuldades  apresentadas, sobre as notas e frequência a cada bimestre e ao final do ano letivo, conforme os prazos estabelecidos no Regimento Escolar;
    b-  quaisquer atividades fora da rotina escolar normal, que se pretenda realizar fora da escola.
    c- qualquer acidente ou incidente em que esteja envolvido, imediatamente, pela via mais rápida possível.
  • Organizar-se em forma de grêmio ou associação estudantil, sem interferência político-partidária.
  • Ser informado, e também seus responsáveis, sobre dificuldades apresentadas e sobre as notas e frequência a cada bimestre e ao final do ano letivo, conforme os prazos estabelecidos no Regimento Escolar.
  • Requerer revisão e/ou segunda chamada de qualquer avaliação no prazo de quarenta e oito horas úteis,  junto à Coordenação Pedagógica, com  justificativa da solicitação e assinatura do responsável, que será analisada pela direção da escola.
  • Recorrer à administração, ou setor competente da escola, quando se sentir de qualquer forma prejudicado.
  • Ser tratado com respeito, atenção e urbanidade por toda a Equipe Escolar, demais estudantes e responsáveis legais.

          Para garantia da ordem, da segurança e da aprendizagem, são deveres do aluno:

  • Acatar o Regimento Escolar e respeitar as normas internas da E. Profª Ana Bueno.
  • Tratar com respeito e urbanidade, sem afrontas e preconceitos, a todos os integrantes da Comunidade Escolar:
  • Ser assíduo e pontual nas atividades escolares, cumprindo os horários de entrada e saída das aulas e prazos para entrega de  atividades estabelecidos pela escola.
  • Comportar-se bem evitando confrontos físicos, gritarias e provocações e qualquer ato que comprometa a aprendizagem e o trabalho pedagógico.
  • Apresentar-se sempre adequadamente trajado, com o uniforme escolar dentro dos padrões estabelecidos pela E. Profª Ana Bueno.
  • Portar apenas o material didático necessário, evitando trazer para a escola objetos de valor e/ou desnecessários.
  • Abster-se de atos que perturbem a ordem, a moral e os bons costumes, que importem em desacato às leis, às autoridades constituídas e aos colegas, inclusive algazarras, confrontos físicos, gritarias e provocações, atos que comprometam a aprendizagem e o trabalho pedagógico.
  • Portar apenas o material didático necessário, evitando trazer para a escola objetos de valor e/ou desnecessários.
  • Zelar pela conservação e limpeza do prédio, do mobiliário escolar e de todo material de uso coletivo ou individual
  • Aguardar o professor em sala de aula, nela permanecendo durante o horário das aulas, mantendo atitudes de respeito e atenção, somente ausentando-se da sala ou a ela retornando quando autorizado pelo professor.
  • Justificar eventuais ausências, principalmente em dias de avaliações. Neste caso, a solicitação de nova avaliação deverá ser assinada pelo responsável.
  • Não ocupar-se, durante as aulas, com atividades incompatíveis com o processo de ensino-aprendizagem.
  • Não ausentar-se da escola sem a devida autorização da Direção..
  • Efetuar prontamente a entrega dos comunicados e correspondências da Direção da Escola ou Coordenação, quando lhe seja solicitado encaminhá-los aos seus responsáveis legais.
  • Não praticar,  contra   qualquer  membro da comunidade  escolar: agressão verbal ou física, práticas de bullying  e  cyberbullying, assim entendido o assédio moral, as hostilidades, os atos de intimidação verbal e física, executados de forma continuada contra um ou mais integrantes da comunidade escolar no âmbito escolar, fora dele ou por meio eletrônico.
  • Não facilitar acesso de pessoas não autorizadas ou alheias à Comunidade Escolar às dependências da escola.
  • Não destruir, rasurar ou adulterar qualquer documento escolar.
  • Contribuir para o bom nome da E. Profª Ana Bueno, procurando honrá-la com  adequado comportamento  social e conduta exemplar, especialmente quando uniformizado, ou quando em funções de representação, não promovendo atos que visem à difamação ou desprestígio da escola e do seu pessoal, inclusive em meio virtual.

Evite aborrecimentos e problemas, orientando seus atos pelo respeito – a si mesmo, aos outros, às diferenças, ao espaço e objetos, às regras necessárias à convivência harmoniosa, aos horários e prazos estabelecidos.

Caso o aluno, não observe as normas contidas no Regimento Escolar, e conforme a gravidade e/ou a reincidência das faltas, estará  sujeito às seguintes Medidas Educativas Disciplinares – MEDs, respeitada a legislação em vigor:

I – Admoestação oral;             II – Retirada do aluno de sala de aula;

III – Advertência oral;            IV – Advertência escrita;

V – Suspensão do recreio conjunto, exercendo o aluno seu descanso e merenda em separado dos demais colegas;

VI – Suspensão das aulas, com tarefas escolares domiciliares, em prazo de 01 a 05 dias;

VII – Suspensão das aulas, em prazo de 06 a 10 dias;

VIII – Transferência por comprovada inadaptação ao regime pedagógico e disciplinar da E. Prof.ª Ana Bueno, quando o ato for aconselhável para a melhoria do desenvolvimento do aluno, da garantia de sua segurança ou de outros ou para bem estar comum.

Os comportamentos inadequados podem  ser considerados, conforme a gravidade, ATO DE INDISCIPLINA (Art. 117/RE), ATO DE INDISCIPLINA GRAVE( Art. 118/RE) ou  ATO DE INDISCIPLINA GRAVÍSSIMO (Art. 119/RE).

Lembrem-se que  agressão verbal ou física  a  qualquer pessoa,  práticas de bullying  e  cyberbullying,  preconceito  racial, ideológico, sexual, religioso ou social, são atitudes nocivas, consideradas crimes pela legislação brasileira.

ATENÇÃO:  USO DE CELULARES E OUTROS EQUIPAMENTOS EM SALA DE AULA

O uso de equipamentos eletrônicos em horários inadequados representa um dos principais fatores de perturbação da ordem e disciplina durante as aulas, causando sérios prejuízos à aprendizagem, tanto do aluno que faz o uso como dos demais colegas. Para evitar este problema, É  PROIBIDO O USO DESTES EQUIPAMENTOS DURANTES AS AULAS, EXCETO QUANDO ORIENTADO PELO PROFESSOR. O aluno que não respeitar esta norma SERÁ ADVERTIDO PELOS PROFESSORES E PELA COORDENAÇÃO.  APÓS DUAS ADVERTÊNCIAS O ALUNO SERÁ  SUSPENSO  DAS AULAS POR DOIS DIAS.

Evitem aborrecimentos e problemas orientando seus  atos  pelo respeito – a si mesmo, aos outros, às diferenças, ao espaço e objetos, às regras necessárias à convivência harmoniosa, aos horários e prazos estabelecidos.

Senhores responsáveis

Contamos com a participação das famílias na vida escolar de nossos alunos, condição essencial para o sucesso do trabalho educacional. Procurem comparecer à Escola sempre que solicitado, participar das reuniões de pais convocadas pela direção, coordenação pedagógica ou professores, justificando quando da impossibilidade de comparecimento.
Acompanhem o desempenho e o aproveitamento de seus filhos, tomando as medidas familiares necessárias à correção de qualquer irregularidade ou carência. Procurem controlar os horários de sono, evitando que as crianças durmam tarde. Lembrem-se que excesso de exposição a equipamentos eletrônicos é prejudicial à saúde e aprendizagem das crianças.

Para quaisquer dúvidas ou dificuldades, procurem a Coordenação Pedagógica e a Direção. Estamos, todos, prontos para atendê-los.

Bons Estudos!